Curta a nossa página
15/07 07h48 2019 Você está aqui: Home / Opinião Opinião Imprimir postagem

Agora Vai!...

Você está aqui: Home / Opinião - com Opinião

Por; Carlos Rubem
 
Após estágio probatório, em 1991, escolhi a dedo Campinas do Piauí para me tornar titular da Promotoria de Justiça de sua Comarca. Nos anos oitenta, trabalhando como Assistente Jurídico do Instituto de Terras do Piauí - INTERPI, conheci aludida cidade. 

Mas a minha ligação sentimental a esta urbe me vem desde criança. Sempre ouvi relatos sobre a "Fábrica de Laticínios dos Campos", encravada na base territorial das antigas Fazendas Nacionais, inaugurada em 15.04.1897, iniciativa pioneira no Nordeste, que deu origem àquela comuna.

Somei-me a tantas voz que clama(va)m pela restauração do prédio em que abrigou referido empreendimento industrial, hoje, tombado em nível federal. 

Apesar do legítimo anseio coletivo, das inúmeras tentativas, promessas, as obras necessárias para tanto nunca se efetivaram. Não obstante, esta aspiração pública, que tem condão identitário, é sempre recorrente.

Neste contexto, acompanhei, ontem (12.07.2019), o Secretário de Cultura do Piauí, Deputado Estadual Fábio Novo, que foi conhecer a "Fábrica de Sonhos" e manter contatos com autoridades locais, à frente o Prefeito Valdinei Carvalho (Neiinho). 

Cumprindo determinação do Governador Wellington Dias, assegurou que é PRIORIDADE de sua gestão restaurar o citado monumento histórico, que servirá de Centro Administrativo, inclusive de casa de memória. A notícia é alvissareira!...

O projeto arquitetônico saiu há pouco do forno e está orçado em R$ 4.100.000,00 (Quatro milhões e cem mil reais). Agora, passará pelo crivo do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN. 

De imediato, caberá o município proceder a regularização fundiária daquele bem, que o pertence. Enfim, fazer o seu dever de casa, providência fácil, querendo!

Antes, estivemos em Santo Inácio do Piauí. Fomos muito bem recebidos por Bruna Mesquita, primeira dama do município e pelo Padre Francisco Barbosa, Pároco local. 

Visitamos a Casa Paroquial que serviu de sede da Inspeção do Brejo de Santo Inácio, um dos organismos administrados pelos clérigos da Companhia de Jesus, donatários do vasto patrimônio deixado pelo desbravador Mafrense, até quando os mesmos foram expulsos, por ordem reinol, em metade do século XVIII.

Por solicitação dos nossos recepcionistas, o Secretário Fábio Novo se comprometeu a mandar restaurar três peças sacras, de valor imponderável, que remontam ao tempo do povoamento do Piauí, a saber: um crucifixo, as imagens de N. Sra. da Conceição e do Padroeiro acima mencionado.

Também estivemos no "Banheiro dos Jesuítas", edificado em cantaria ao derredor de um olho d’água. Esta construção está em ruinaria, assoreada, devastaram-se as suas margens ciliares, serve de bebedouro de animais, apenas.

O aproveitamento deste e outros refrigérios lá existentes, com reflorestamento, acessibilidade, recomposição de sua estrutura, faz-se necessário, urgentemente. Será um significativo apelo turístico, cultural.

O meio ambiente agradece!...






 


 

 
 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas