Curta a nossa página
13/07 11h42 2020 Você está aqui: Home / Boletim Online SINTE|Oeiras Imprimir postagem

A terceira etapa de divulgação da Consulta Pública realizada pelo SINTE-PI em parceria com o comitê Piauí da Campanha Nacional pelo Direito à Educação traz a posição dos pais/mães e responsáves pelos estudantes sobre as aulas remotas e as dificuldades que estão enfrentando durante a pandemia. Realizada através da plataforma google, no período de 8 a 28 de junho, a pesquisa contou com a participação de 87 pais de 14 municípios piauienses.

O objetivo da Consulta Pública voltada para os pais e responsáveis foi conhecer os limites e possiblidades que as mães, pais e/ou responsáveis de estudantes da rede estadual do Piauí estão enfrentando diante do ensino remoto implementado pela SEDUC-PI, observando as condições cotidianas de acesso a internet, uso dos equipamentos, tipos de atividades realizadas, grau de satisfação, dentre outros durante a pandemia. 

Verificou-se que 77% das mães, pais e/ou responsáveis de estudantes que informaram que o (a/s) filho (a/s) têm dificuldades parcial e total para a realização de atividades remotas e somente 23% disseram não ter dificuldades.

O estudo aponta também que 78%  dpos respondentes não têm instrução ou têm o ensino fundamental incompleto, 16,2%, cursou o fundamental completo ou médio incompleto, 5,8% possui o ensino médio completo ou superior. Quanto tratamos da renda média domiciliar 86,3%, está na faixa de até 1/2 salário mínimo, 10%, de 1/2 a 1 salário mínimo e 2,8% mais de 1 salário mínimo.  As dificuldades indicadas acima, demonstram um quadro em que reflete o baixo poder aquisitivo das famílias que mantém filhos estudando na escola pública, que influi na precária condição de acesso e uso de internet.

 

Quando questionados (as) se acessam o Canal Educação, com as aulas disponibilizadas pela SEDUC/PI, no youtube ou na TV Antares, 25,3% das mães, pais e/ou responsáveis relataram que os (as) estudantes acessam diariamente, 19,5% semanalmente, 4,6% mensalmente e 50,6% não acessam, portanto um percentual expressivo não acessa e apenas 19,5% acessam diariamente, o que evidencia a não regularidade no acompanhamento dessas aulas online.

 

Acesse a consulta pública completa aqui.

 

Fonte: www.sintepiaui.org.br


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas