Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Governador decreta estado de emergência devido ao aumento de casos da covid-19 no Piauí

Foto: Roberta Aline

 Foto: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) decretou estado de emergência no Piauí por conta da covid-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O Piauí vem registrando alta no número de casos e internações, principalmente na região de São Raimundo Nonato, onde novos leitos de UTIs precisaram ser instalados para atender a demanda. Ontem, o secretário de Saúde, Florentino Neto, anunciou estado de alerta máximo para todas as regiões do Estado devido o avanço do novo coronavírus.

"Fica declarada a existência de circunstância anormal, caracterizada como situação de emergência provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como doenças infecciosas virais (COBRADE  1.5.1.1.0), em toda a extensão territorial do Estado do Piauí. Ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade", diz o decreto.

O governo levou em consideração o boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) do dia 10 de novembro, onde foram registrados 118.349 casos confirmados da covid-19 e 2.486 óbitos.

"Indicando que o ciclo evolutivo do desastre natural faz necessário o estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência pelo Chefe do Poder Executivo estadual", informa o decreto.

Veja trecho do decreto publicado no DOE desta quarta-feira (11)

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí também recomendou a decretação de estado de emergência por conta do avanço da covid-19 em toda a extensão territorial do estado.

"A referida crise impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus", diz o decreto.

Em abril, o governador Wellington Dias já havia declarado situação de calamidade pública provocada pelo novo coronavírus, no Decreto nº 18.942, de 16 de abril de 2020.

Último boletim da Sesapi

Somente nesta quarta-feira (11),  o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou 590 novos casos de infecção e 13 mortes. 

Desde o início de novembro, contanto apenas os 11 primeiros dias do mês, o Piauí contabiliza 5.393 casos confirmados para a Covid-19, com 95 mortes pela doença.

 

Fonte: Cidadeverde

Emanuel Vital

Mais de Saúde