Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí receberá 24 mil doses da vacina de Oxford contra Covid neste domingo (24)

 Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP

  Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP

O estado do Piauí receberá mais 24 mil doses de vacinas contra a Covid-19 neste domingo (24), segundo o Ministério da Saúde. A chegada está prevista para as 14h15 no aeroporto Senador Petrônio Portella em Teresina. Dessa vez, serão doses da vacina de Oxford.

O Piauí recebeu no dia 18 de janeiro 61 mil doses da Coronavac e, segundo a Sesapi, estas serão utilizadas para aplicação da primeira e segunda doses nas mesmas pessoas, que não podem tomar vacinas de origens diferentes. As 24 mil doses da Vacina de Oxford irão imunizar outras pessoas.

Ao G1, o governo do estado do Piauí avaliou que a distribuição dos imunizantes está sendo cumprida pelo Ministério da Saúde, considerando que as doses estão sendo rapidamente distribuídas aos estados conforme ficam disponíveis.

“Amanhã [domingo, 23] já iniciaremos a rotas terrestres de distribuição e na segunda-feira [25], às 6h da manhã, iniciaremos as rotas por via aérea. Até segunda, a vacina estará em todas as regionais de saúde, para continuarmos a vacinação, conforme previsto pelo programa nacional de imunização”, declarou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto.

Vacinação continua com o mesmo grupo prioritário

O governo informou ainda que a vacinação no estado continuará priorizando os grupos de risco até que todos desta fase sejam vacinados.

O grupo prioritário da primeira fase no Piauí é composto por: profissionais de saúde (com prioridade para os que estão na linha de frente de combate à Covid), pessoas em abrigos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência em abrigos com mais de 18 anos e indígenas vivendo em terras demarcadas.

Ainda não há uma estimativa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, de quantas pessoas já foram vacinadas no Piauí. Já na capital, segundo a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, em quatro dias de campanha, 7.989 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra coronavírus.

Doses chegaram ao Brasil na sexta (22)

O avião que transportava as duas milhões de doses da vacina de Oxford produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou a São Paulo na tarde de sexta-feira (22), com cinco dias de atraso. A previsão inicial era que o desembarque ocorresse em 17 de janeiro, mas a Índia não liberou o envio ao Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que Manaus terá prioridade e deverá receber 5% dos 2 milhões de doses da vacina ainda neste sábado (23).

Vacinação no Piauí

O Piauí recebeu as primeiras doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 na última segunda-feira (18). Ao todo, foram 61.160 doses. Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 30.580 piauienses devem ser vacinados. O número representa cerca de 1% da população piauiense, que é de 3,2 milhões de pessoas.

Em cerimônia simbólica no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a receber o imunizante. As doses já chegaram aos 224 municípios piauienses.

 

G1|PI

Emanuel Vital

Mais de Geral