Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mesmo com restrições, Procissão do Bom Jesus dos Passos reune milhares de fiéis em Oeiras

A procissão do Bom Jesus dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica

Procissão do Bom Jesus dos Passos em Oeiras. Foto: Mateus Vital

 Procissão do Bom Jesus dos Passos em Oeiras. Foto: Mateus Vital

Após dois anos, a comunidade católica de Oeiras realizou a procissão do Bom Jesus dos Passos. Por volta das 16h, milhares de fiéis acompanharam a procissão com a imagem do Bom Jesus percorrendo ruas e becos da primeira capital.

Em Oeiras, a sexta feira de “Passos” é o dia da procissão mais rica em símbolos e participação popular que mesmo sem o fim da pandemia reuniu um bom número de romeiros.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

A procissão do Bom Jesus dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

Na tradição oeirense, os romeiros acompanham a procissão carregando: pedras, cruzes, ‘flor de passos’, descalços ou vestindo túnica roxa. Os fiéis seguem, parando e rezando nos cinco ‘passos’ que existem durante o percurso pelos becos e ruelas de Oeiras. Em cada passo se repetiu um ritual de cantos, queima de incenso e bênção da imagem de Bom Jesus.

No passo municipal (sede da prefeitura de Oeiras) diante das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Jesus foi celebrado o sermão do encontro. Uma multidão de devotos acompanhou atentamente a homilia proferida pelo Bispo diocesano de Bom Jesus do Piauí, Dom Marcos Antônio Tavoni.

Após esse ato litúrgico a procissão segue pelas ruas do centro histórico de Oeiras com presença as duas imagens sacras. Antes do fim, a procissão passa ainda pelo passo do engano, onde Jesus dá três voltas tentando enganar os soldados romanos, e o passo da Naninha até chegar ao adro da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, por volta das 21h.

 

Fotos relacionadas

Mais de Oeiras