Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mais de 60% dos piauienses ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2022

Prazo foi prorrogado até 31 de maio; 39,32% dos contribuintes já fizeram o documento no Piauí

Foto: Marcelo Casal/ Agência Brasil

 Foto: Marcelo Casal/ Agência Brasil

A maioria dos piauienses não está com pressa para prestar contas com o Fisco. Dados da Receita Federal apurados com exclusividade pelo portal ClubeNews mostram que 182.025 piauienses ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2022 – mais de 60% do público que deve declarar. Até agora foram 117.975 declarações entregues, o que corresponde a 39,32% do total de 300 mil aguardadas pelo Leão.

O prazo que seria encerrado em 29 de abril foi prorrogado até 31 de maio. De acordo com as regras, estão obrigados a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Em todo o país foram entregues 13 milhões das 34 milhões de declarações esperadas. Quem perder a data de envio terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio.

Restituição

Apesar do adiamento do prazo para entrega das declarações, a Receita Federal manteve o calendário de pagando dos lotes de restituições.

Quem tem imposto a ser restituído será priorizado pela data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Ou seja, quanto mais cedo a declaração for enviada, maior a chance de receber o dinheiro de eventual imposto a restituir já nos primeiros lotes.

Terão prioridade no recebimento os idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores.

Veja o calendário de restituições:

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro

Clubenews

Mais de Economia