Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Comemorado em 11 de maio: Dia Nacional do Reggae é homenagem ao mestre do ritmo, Bob Marley

A data é uma homenagem ao cantor e compositor Bob Marley, que morreu no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos, em um hospital em Miami, nos Estados Unidos.

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

Neste dia 11/05 é celebrado no Brasil o Dia Nacional do Reggae, para ninguém esquecer que em 11 de maio de 1981, morria Bob Marley. Assim como ele, o reggae nasceu na Jamaica. Foi no fim da década de 1960

O gênero musical Reggae foi criado na Jamaica no final da década de 1960 e é comum que o termo seja usado para se referir a diversos tipos de músicas da Jamaica, entretanto, o reggae se refere a um estilo musical em particular. Esse estilo teve origem a partir do desenvolvimento do rocksteady e ska.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O Dia Nacional do Reggae é uma homenagem a Bob Marley que difundiu o ritmo musical em todo o mundo. Nascido como Robert Nesta Marley no dia 06 de fevereiro de 1945 em Nine Mile, Jamaica, ele faleceu em 11 de maio de 1981 em Miami, EUA, como Bob Marley.

Marley foi o mais famoso e importante guitarrista e compositor de reggae. Em geral as suas músicas falavam sobre a pobreza e a opressão. Um dos grandes feitos de Marley foi ter difundido por meio de suas músicas o movimento rastafári bem como as suas ideias de paz, igualdade social, irmandade, preservação do meio ambiente, amor universal entre outras.

Quando o punk se popularizou na Inglaterra, nos anos 70, o som mais alternativo que chegava lá era o reggae, que acabou se fundindo com o rock e nos brindou com sonoridades como a do The Clash, que influenciou a Legião Urbana; e do The Police, que influenciou demais os Paralamas do Sucesso.

Outra curiosidade sobre o reggae é que era esse ritmo que o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, medalha de ouro em três Olimpíadas, ouvia para se concentrar antes das provas. Mais especificamente o próprio Bob Marley. O Dicionário de Inglês Jamaicano traduz a palavra “reggae” como “roupa rasgada” ou “confusão”.

No Brasil, a capital do reggae é o Maranhão. Tem até um museu, que vale a pena visitar. É o primeiro desse tipo fora da Jamaica. O Museu do Reggae homenageia desde o pioneiríssimo Serralheiro até as bandas que seguem levantando a bandeira verde, amarela e vermelha, como a Tribo de Jah.

O reggae é tão popular no Brasil, que existem artistas renomados em diferentes regiões. O baiano Edson Gomes; os gaúchos do Chimarruts; os brasilienses do Natiruts; o Maneva, de São Paulo; o Cidade Negra, do Rio de Janeiro, e muitos outros que difundem a paz e amor.

Com informações de Agênciabrasil

Mais de Entretenimento