Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí terá comissão para monitorar casos de varíola do macaco, anuncia secretário

A informação foi anunciada pelo secretário de Saúde, Neris Júnior, na manhã desta segunda-feira (30).

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

O Governo do Piauí vai formar uma comissão para para monitorar os desdobramentos a respeito do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. A informação foi anunciada pelo secretário de Saúde, Neris Júnior, na manhã desta segunda-feira (30). 

Segundo Neris Júnior a decisão foi tomada no domingo (29) em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Assim, grupos também serão formados em mais estados brasileiros.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE 

“Ontem estivemos conversando com os colegas secretários de saúde, através do CONASS, e a ideia que temos é de manter um comitê formado em cada estado e estaremos discutindo até sexta-feira medidas que serão tomadas, sendo que a medida principal será a medida de vigilância, orientando a população”, destacou. 

 A comissão será formada por médicos e infectologistas, referências na área. O objetivo, de acordo com o gestor, é ter ações de prevenção coordenadas entre os governantes do Nordeste e para que os estados estejam preparado antecipadamente para tomar qualquer decisão necessária. Neris Junior informou que medidas devem ser anunciadas até (03). 

“Serão formado por cientistas, trocando experiências, ações de maneira padrão. Vamos ter aquilo que tivemos no Piauí e nos estados do Nordeste, sempre estar em alerta, mas em caso de tomar alguma medida, que venha realmente a atacar a problemática e que traga uma resolução ao caso”, disse. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, José Noronha, informou que, até o momento, nenhum caso da nova doença foi identificado ou segue em investigação no Piauí. Ele, porém, ressaltou que é necessário atenção ao novo vírus, uma vez que é preciso trabalhar com em caráter de prevenção. 

“Olhamos com uma certa preocupação, porque ao falar em saúde pública, falamos principalmente em prevenção, tanto que estamos conversando sobre no nosso Centro Operações montarmos um comitê específico para esses casas”, disse.

Cidadeverde.com

Mais de Notícia