Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Diocese de Oeiras sediará Mutirão de Comunicação com foco em ‘novas mídias’

Temática central gira em torno das ‘novas mídias’

FONTE: https://cnbbne4.org.br/

 FONTE: https://cnbbne4.org.br/

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 vai promover entre os dias 01 e 03 de julho seu 2º Mutirão de Comunicação (Muticom), que será sediado pela Diocese de Oeiras, com o tema ‘Educar para a comunicação em tempos de novas mídias’.

O evento tem como meta reunir 250 comunicadores, incluindo clérigos, religiosos (as), professores, estudantes de comunicação, comunicadores populares e agentes da Pastoral da Comunicação, de todas as Dioceses do Piauí, além de alguns convidados de outros Regionais.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

Para o coordenador geral da Pascom (Pastoral da Comunicação) Brasil, Marcus Tullius, os mutirões representam uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a importância da comunicação nos serviços de evangelização:

Será um momento de grande alegria, de partilha das nossas experiências de comunicação e também de crescimento, onde teremos essa oportunidade de convivência para juntos pensarmos os desafios, as possibilidades e as potencialidades do universo digital. Iremos viver essa experiência de mutirão, aprender juntos para crescer juntos e comunicar a grande beleza do Evangelho em tempos tão desafiadores, mas que também nos enchem de esperança, destacou.

O bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, destaca que os mutirões de comunicação também contribuem com o combate às fake news porque prezam pela qualidade, apuração rigorosa e disseminação adequada dos conteúdos:

Serão trabalhadas 10 oficinas, em diversos campos da comunicação, onde poderemos oferecer capacitação e qualificação aos nossos agentes de pastorais. Os temas centrais nos ajudarão a refletir a importância de uma boa comunicação em tempos tão complexos, onde percebemos o predomínio das fake news que são responsáveis pela desinformação. Será um momento muito oportuno e enriquecedor, de debates de alto nível, com grandes nomes da comunicação, para trocarmos experiências e adquirir cada vez mais qualificação em nossa missão de comunicar o Evangelho”, reforçou.

O Mutirão de Comunicação se desenvolverá através de Conferências e Oficinas. As Conferências abordarão temas da atualidade sobre a comunicação e os seus desafios. As Oficinas serão o espaço de ensino-aprendizagem que proporcionarão maior capacitação no uso das ferramentas das novas tecnologias de comunicação.

Faça sua inscrição aqui , no site da Diocese de Oeiras, onde os interessados tem acesso a todas as informações do Mutirão, inclusive a ficha de inscrição, que custa R$ 60,00, temáticas das oficinas e conferências oferecidas com seus respectivos palestrantes, locais e horários das atividades e toda a programação do evento.

Confira a programação e participe:

SEXTA-FEIRA (01/07)

17h – Credenciamento – Apresentações culturais

18h – Jantar

19h – Celebração de Abertura

19h30min – Cerimônia de Abertura

20h – Conferência – Educar para a comunicação em tempos de novas mídias (Moisés Sbardelotto – RS)

21h – Apresentações artísticas no Espaço Cultural (CDP)

SÁBADO (02/07) – MANHÃ

0h45min – Café

7h30min – Celebração Eucarística – Presidida por Dom Joaquim Mol

8h30min – Conferência: Um olhar comunicacional sobre o apostolado do Papa Francisco – Dom Joaquim Giovani Mol – Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e Presidente da Comissão Pastoral Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB

09h30min – Deslocamento para as Oficinas (Escola Municipal Juarez Tapety)

09h45min – Oficinas (Escola Juarez Tapety

12h – Almoço

 SÁBADO (02/07) – TARDE

14h – Conferência: Cultura digital e midiatização: um novo modo de ser e viver em sociedade – Marcus Tullius (coordenador nacional da Pascom)

15h15min – Deslocamento para as Oficinas (Escola Juarez Tapety)

15h30min às 18h – Oficinas

15h30min – Media training com Moisés Sbardelotto (reservado para padres, religiosos/as, seminaristas)

19h – Jantar

20h – Apresentações artísticas no Espaço Cultural (CDP)

DOMINGO 03/07)

07h – Café

8h – Oração

8h30min – Conferência: Democratização, políticas de comunicação e suas implicações jurídicas – Pe. Leandro (Bom Jesus do Gurguéia)

9h30min – Conferência: Escutar com o ouvido do coração (DMCS) – Dom Edilson Nobre – Bispo de Oeiras e membro da Comissão Pastoral Episcopal para Comunicação da CNBB

10h30min – Pausa

11h – Celebração Eucarística – Presidida por Dom Juarez Sousa (Bispo Diocesano de Parnaíba e Presidente da Comissão Regional NE 4 da CNBB)

12h30min – Almoço e despedida

OFICINAS NA MANHÃ DO SÁBADO DIA 02/07

  • Vídeo e transmissão ao vivo (1ª etapa) – Assessor: Helder Felipe (Campo Maior)
  • Cobertura fotográfica de eventos religiosos (1ª etapa) – Assessores: Thiago Amaral (Teresina) e Emanoel Ramos (Teresina)
  • Programa de rádio a serviço da pastoral e da comunidade – Podcast: ferramenta que pode agregar (1ª etapa) – Assessor: Claudevândio Macêdo (Oeiras)
  • Linguagem eclesiástica para a imprensa – Assessores: Marcianildes (Floriano) e Padre Gildásio (Oeiras)
  • A comunicação na liturgia – Assessor: Padre Rogério Nascimento (Diocese de Oeiras)
  • Novas mídias como ferramentas para a catequese – Assessor: Padre Leandro Pinheiro (Bom Jesus do Gurguéia)
  • Pastoral da Comunicação: Métodos de implantação – Assessor: Marcus Tullius (Coordenador Pascom Nacional)

OFICINAS À TARDE DO SÁBADO DIA 02/07

  • Vídeo e transmissão ao vivo (2ª etapa) –Assessor: Helder Felipe (Campo Maior)
  • Cobertura fotográfica de eventos religiosos (2ª etapa) – Assessores: Thiago Amaral (Teresina) e Emanoel Ramos (Teresina)
  • Programa de rádio a serviço da pastoral e da comunidade – Podcast: ferramenta que pode agregar (2ª etapa) – Assessor: Claudevândio Macêdo (Oeiras)
  • Mídias institucionais: estratégias e conteúdos – Assessora: Lana Krisna (Picos)
  • Criação e produção de artes institucionais – Assessores: Vinícius Coutinho (Picos) e Emilianny Barbosa Pacheco (Picos)
  • Produção de texto – Assessora: Eulália Teixeira (Teresina)
  • Media training com Moisés Sbardelotto (reservado para padres, religiosos/as, seminaristas)

FONTE: https://cnbbne4.org.br/

Mais de Oeiras