Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Casos de Chikungunya sobem mais de 5000% no PI, Simplício Mendes e Wall Ferraz lideram

A dengue também segue em alta com um aumento de 765,8%. A única queda foi registrada em relação ao Zika vírus, que apresentou redução 15,4% no número de casos notificados.

Foto: reprodução

 Foto: reprodução

O avanço dos casos de Chikungunya não para no Piauí. Segundo dados do Boletim Epidemiológico referente a 21ª semana epidemiológica de 2022, divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria da Saúde (Sesapi), houve um crescimento de 5.417,7% no número de notificações em relação ao mesmo período do ano passado.

A dengue também segue em alta com um aumento de 765,8%. A única queda foi registrada em relação ao Zika vírus, que apresentou redução 15,4% no número de casos notificados.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

As três doenças são causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. No território Vale do Canindé, dois municipios estão entre os que mais apresentam notificação dessas doenças. No tocante à incidência de  Chikungunya, Simplício Mendes aparece em terceiro em notificação pela doença e surge em quarto quanto aos casos de dengue no estado. Já o município de Wall Ferraz também no Vale do Canindé, é a quinta cidade com maior número e casaos de dengue em todo o Piauí, segundo a SESAPI.

Chikungunya

De acordo com a Sesapi, o boletim aponta que na 21° semana epidemiológica foram notificados 4.359 casos em 114 municípios, enquanto que em 2021 foram 79 notificações em 20 municípios. Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, Simplício Mendes, Vila Nova do Piauí e Alegrete do Piauí são os cinco municípios piauienses com maior incidência de casos por 100 mil habitantes.

Dengue

Em relação aos números da dengue, o boletim epidemiológico mostra um total de 11.766 casos notificados em 195 municípios durante 2022, ao passo que no mesmo período do ano passado o estado registrou 1.359 casos notificados em 83 municípios. Dez pessoas já morreram por causa da doença.

Novo Santo Antônio, Antônio Almeida, Patos do Piauí, Simplício Mendes e Wall Ferraz são os cinco municípios piauienses, que na 21° semana epidemiológica, apresentaram as maiores incidências de casos de dengue por 100 mil habitantes.

Alerta

Herlon Guimarães, superintendente de atenção primária a saúde aponta que os trabalhos de vigilância e acompanhamento da Secretaria vem sendo feitos para enfrentar os números crescentes registrados no estado, mas sinaliza que também é necessário o empenho da população nesse trabalho de enfrentamento ao mosquito transmissor das doenças.

“Nós estamos vigilantes, temos o nosso CIEVS acompanhando as notificações dos municípios diariamente, além de nossas equipes manterem um contato constante com os municípios, dando apoio técnico e verificando a melhor forma de ajudar cada cidade. No entanto, precisamos que a população entenda o seu papel nesse enfrentamento ao mosquito Aedes, muito se fala sobre o uso do fumacê, mas ele só tem um efeito direto no mosquito adulto, é preciso que a população ajude a evitar o surgimento de criadouros para que o enfrentamento seja mais efetivo em todo o estado”, explicou o superintendente.

O secretário de Saúde, Neris Júnior, pediu o apoio da população no enfrentamento ao mosquito.

“A literatura e as fiscalizações mostram que mais de 80% dos criadouros detectados estão localizados em ambientes domésticos. Precisamos que a população trabalhe junto da Sesapi e de nossos municípios para que ocorra uma redução nos casos notificados. Somente com esse trabalho em conjunto poderemos vencer o mosquito Aedes e consequentemente a dengue e a chikungunya”, pontuou o secretário.

 

*Com informações da Sesapi

Cidadeverde.com

Mais de Simplício Mendes