Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

COE faz apelo para vacinação e revela que cresceu 1800% os novos casos de covid no Piauí

A média móvel de óbitos pela doença, que estava zerada, subiu para 1 caso na última semana.

Vacinação contra Covid-19 em Cuiabá e Várzea Grande — Foto: MPMT/Divulgação

 Vacinação contra Covid-19 em Cuiabá e Várzea Grande — Foto: MPMT/Divulgação

A taxa de positividade para a covid-19 aumentou em mais de 1800% em uma semana no Piauí. O dado foi divulgado durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizado na manhã desta terça-feira (28). A média móvel de óbitos pela doença, que estava zerada, subiu para 1 caso na última semana. 

Apesar do aumento, Comitê decidiu não recomendar novas restrições, por isso continuam mantidas as medidas no último decreto, como o uso de máscaras em ambientes fechados, e uso desse material em todos os ambientes para idosos e imunossuprimidos.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O boletim epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana, referente de 19 a 25 de junho, apontou que a taxa de transmissibilidade saltou de 1.05 para 1.43. Segundo o COE, os números de positividade dos testes de RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), estão na 5ª semana consecutiva de aumento, onde nos últimos sete dias a taxa de positividade subiu de 5.93% para 13.03%.

Os números de internados em leitos clínicos também estão crescendo, nos últimos sete dias, a ocupação dos leitos clínicos saiu de 28 para 40. Já as UTIs apresentaram uma leva queda saindo de 19 leitos ocupados para 17. A ocupação dos leitos de estabilização também teve um decréscimo, passou de 8 para 4 internados.

Segundo o secretário a situação gera preocupação, principalmente pela grande quantidade de pessoas que ainda precisam se vacinar.

“Sabemos que as vacinas são essenciais para que o número de casos graves e complicações da doença não ocorram. Então pedimos mais uma vez àqueles 755.519 piauienses, que estão com sua dose de reforço em atraso e aqueles que não tomaram nenhuma dose das vacinas, ou esteja com alguma em atraso, que vá aos postos de saúde de suas cidades e se imunizem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.  

A reunião aconteceu na sede da Sesapi, com o secretário de Saúde Neris Junior, o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, a Gerente do Complexo Regulador Estadual, Luciane Formiga, e os membros do COE, Dr. José Noronha, Dra. Elna do Amaral, Dr. Alderico, Dr. Telmo Mesquita, Dr. Bruno Ribeiro, Joselma Oliveira, Dília Falcão e o pesquisador e membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde da UFPI, professor Emídio Matos.  

Testes para municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que está disponibilizando mais de 300 mil testes aos municípios através das regionais de saúde.

“Este crescimento dos casos nos coloca em atenção e pedimos à colaboração do povo do Piauí para que sigam as medidas estabelecidas no último decreto, que retomou o uso de máscaras em ambientes fechados no estado e que busquem, os postos de saúde e tomem todas as doses necessárias para imunização completa e reforço. A secretaria preocupada com aumento dos casos também vai está ofertando aos municípios 315.835 testes para detecção do vírus”, disse o médico infectologista e membro do COE, José Noronha.

Vacinação

No Piauí, a vacinação contra a Covid-19 está direcionada a toda população acima de 5 anos de idade. Para aqueles maiores de 12 anos a vacina já está disponível também como reforço, que deve ser tomado 4 meses após a segunda dose.

Para os maiores de 18 anos a segunda dose de reforço também está liberada e deve ser aplicada também no prazo de 4 meses após a primeira dose de reforço.

Cidadeverde.com

Mais de Geral