Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Piauí investiga mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos

O estado notificou quatro casos e já descartou duas suspeitas

Crédito: Pixabay

 Crédito: Pixabay

Após descartar dois casos suspeitos de varíola dos macacos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiga outros dois casos de pessoas que apresentaram sintomas da doença no Piauí nas últimas semanas. O órgão de saúde não apresentou detalhes sobre de quais municípios são os novos casos notificados e o estado de saúde. A Sesapi aguarda análises laboratoriais. 

Os primeiros casos descartados foram diagnosticados como síndrome mão-pé-boca e catapora. A preocupação com a doença aumento no Piauí depois de estados vizinhos registrarem os primeiros casos. A Sesapi anunciou que vai  reforçar a vigilância em municípios próximos das divisas do Piauí. Até o dia 21 de Julho, o Brasil já havia confirmado 592 casos da doença, entrando assim no ranking dos 10 países com mais casos confirmados.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

“Nós também já estamos entrando em contato com os nossos municípios que fazem fronteira com Ceará, Bahia e Pernambuco, por que são estados vizinhos que já possuem casos confirmados, e que existe um fluxo tanto de entrada como saída para esses estados através dos municípios, logo é preciso uma vigilância mais forte nestes locais”, disse a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

A coordenadora explicou ainda que as vigilâncias dos municípios devem ficar atentas principalmente às pessoas que chegam de países e estados em que a doença já foi confirmada. Ela orienta que os casos suspeitos deverão ser reportados à Sesapi para que as medidas necessárias de isolamento sejam adotadas. 

“As pessoas deverão buscar os serviços de saúde para que seja feita a coleta de material para análise laboratorial no Lacen. Seguindo as orientações do diagnóstico diferencial para a doença, será feita a análise do material colhido para covid-19 e arboviroses, caso os resultados sejam negativos para ambas as análises, o material será encaminhado para a Fiocruz para ser dado o diagnóstico final”, destacou o secretário de Saúde, Neris Júnior.

Sintomas

O aparecimento súbito de erupção cutânea em qualquer parte do corpo, febre, dor de cabeça, dores musculares, gânglios inchados, calafrios, exaustão e dor nas costas são aos sintomas iniciais mais comuns que devem ser observados.

Prevenção

Para a prevenção, uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos é essencial. Caso confirmado é necessário um período de isolamento de até 21 dias devido a incubação do vírus, que normalmente vai de 6 a 16 dias, podendo se estender por 21 dias.

O dia

Mais de Geral