Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI participam de expedição à região de Oeiras

O Vice-Reitor Viriato Campelo destacou que a realização do curso demostra a relevância que a extensão tem na Universidade.

Vice-Reitor, professores e alunos em expedição a Oeiras-PI

 Vice-Reitor, professores e alunos em expedição a Oeiras-PI

Foi realizada nesse final de semana uma viagem de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo à região de Oeiras-PI para visitas a sítios históricos na Primeira Capital do Piauí, em Santo Inácio do Piauí e em Campinas do Piauí. A expedição fez parte do cronograma do curso de extensão “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática”. Também participaram da viagem o vice-reitor Viriato Campelo, o arquiteto piauiense que atua em Roma, Jean Rosa, juntamente com professores do curso.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

O Vice-Reitor Viriato Campelo destacou que a realização do curso demostra a relevância que a extensão tem na Universidade. “Essa extensão inicialmente realizada no Centro de Tecnologia (CT) e posteriormente a realização desta viagem até Oeiras, é uma demonstração de comprometimento da UFPI acima dos muros da Instituição. Fizemos essa extensão além do campo da Universidade, com todo o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi muito bom, cinquenta alunos participaram do curso e cerca de trinta da viagem, foi muito positivo para o papel que a Universidade exerce”, afirmou.

WhatsApp_Image_2022-08-01_at_08.31.13_1_copy.jpeg 

Vice-Reitor Viriato Campelo

Um dos trinta alunos a participar da visita, Lorenna Kayla Matos, falou sobre a experiência. “O curso de extensão foi uma pérola para nós, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo. Com as palestras do professor Jean, tivemos contato com a teoria e as técnicas usadas em seus estudos de Roma. E a parte prática, que ocorreu na viagem a Oeiras e municípios próximos foi um verdadeiro tesouro de fonte de estudos. A riqueza da primeira capital do Piauí trouxe um ar de curiosidade e sede por conhecimento insaciável, que certamente será objeto de futuras pesquisas”.

Paulo Vasconcelos, professor do curso, enfatizou o quão oportuno foi realizar a atividade de conclusão do curso de extensão a partir as experiências didáticas do arquiteto Jean Rosa na Universidade de Roma. “Tivemos a oportunidade de ir a campo presenciar situações praticas de edifícios restaurados e de outros não restaurados, com a visão critica e participação efetiva de Jean Rosa. Desta forma, tivemos uma conclusão do curso de extensão bastante rica, com a marca de uma Universidade que sai a campo e vai ao encontro às demandas da comunidade acadêmica.”

 WhatsApp_Image_2022-08-01_at_08.31.12_copy_copy.jpeg

Professora Betânia Negreiros e arquiteto Jean Rosa

A professora Betânia Negreiros também falou sobre essa experiência que a Universidade proporcionou aos alunos. “A viagem foi importante para vivenciamos no campo o que foi visto durante as palestras do arquiteto Jean Rosa. Visitamos vários sítios históricos nas cidades de Oeiras e Santo Inácio do Piauí e finalizamos em Campinas do Piauí, na nossa antiga fabrica de laticínios. Esse tipo de atividade é onde colocamos em pratica a teoria vista em sala de aula”, disse.

O curso contou ainda com o apoio da monitora Doroth Vitorino, que compartilhou sua experiência em participar da atividade. “O curso foi uma experiência incrível, que permitiu abrir os horizontes na área de patrimônio, ainda pouco aprofundada em nossa comunidade acadêmica, principalmente quando se trata da parte prática, e foi isso que a viagem a Oeiras nos proporcionou. Um olhar sobre a aplicação das teorias de conservação e restauro na edificação. Acredito que esse curso abriu um caminho de novas possibilidades pra essa área de estudo e renderá ainda muitos frutos”, finalizou.

Mais de Geral