Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Calor! Oeiras registra a mais baixa umidade do ar no Piauí

Oitenta e nove municípios, sobretudo os situados no sudoeste piauiense, chegaram a atingir umidade entre 20% e 12%.

Quase todo o Piauí com alertas para a baixa umidade | FOTO: Reprodução

 Quase todo o Piauí com alertas para a baixa umidade | FOTO: Reprodução

Os municípios do Piauí continuam registrando baixa umidade relativa do ar, inferiores a 20%, em razão da ausência de chuvas e altas temperaturas. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), neste domingo (11), 120 municípios do Piauí estiveram no alerta amarelo (perigo potencial), com umidade relativa do ar inferior a 30%. Oitenta e nove municípios, sobretudo os situados no sudoeste piauiense, chegaram a atingir umidade entre 20% e 12%, a exemplo de Uruçuí, Oeiras e Floriano.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

A baixa umidade do ar prejudica não só a saúde, mas também favorece queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somente neste ano 3.613 focos foram registrados em território piauiense. Uruçuí, por exemplo, registrou entre o dia 1º e 9 de setembro, 38 focos de calor, o que corresponde a 16,59% do total de focos identificados naquele período. Em seguida, aparece Sebastião Leal, com 15 focos e Floriano com 13.

Ao emitir os alertas, o INMET orienta beber bastante líquido,  evitar atividades físicas no período mais crítico (entre 13h e 16h), evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente e em caso de necessidade, procurar apoio junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Meionorte.com

Mais de Oeiras