Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Rotary Club de Oeiras promove debate sobre abuso e exploração sexual infanto-juvenil

 

O Rotary Club de Oeiras realizou na última quinta-feira (27) uma roda de conversa para debater o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil. O evento foi uma oportunidade de diálogo e troca de experiências com o objetivo de promover a reflexão crítica, a participação cidadã e a construção coletiva de conhecimentos e propostas para o fortalecimento da proteção das crianças e adolescentes. O evento faz parte da programação da XIX Caminhada da Paz, que acontecerá no dia 1º de maio.

O Brasil é o quarto país do mundo em número de homicídios de crianças e adolescentes, segundo o relatório “Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil”, divulgado em 2020 pelo Comitê Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (CNDHCA). Além disso, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou 7.447 denúncias de estupro nos cinco primeiros meses de 2022, sendo que 79% das vítimas eram menores de idade, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Esses dados alarmantes mostram a urgência de se enfrentar esse problema que afeta a vida e os direitos de tantos meninos e meninas.

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO FACEBOOK

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO INSTAGRAM

+SIGA O FOLHADEOEIRAS NO YOUTUBE

A roda de conversa contou com a participação de profissionais do Conselho Tutelar (Maria de Jesus), do Ministério Público (Dra. Débora da Costa), do Creas (Gardenia de Sousa), da Semed (Lívia Vale) e da Educação da 8ª GRE (Eloiza da Paixão). Eles compartilharam informações sobre os avanços dos direitos das crianças e adolescentes, a realidade nas escolas, os canais de proteção e os crimes contra a dignidade sexual infanto-juvenil. Eles também responderam às perguntas e às dúvidas dos participantes, que puderam expressar suas opiniões e sugestões sobre o tema.

Mais de 200 pessoas participaram do evento, que foi aberto ao público e teve sorteio de brindes. A iniciativa visa promover a cultura da paz e da cidadania na comunidade. A culminância do projeto será no dia 1º de maio, com a realização da XIX Caminhada da Paz, que terá como tema “NÃO ME TOQUE, NÃO SOU BRINQUEDO “.

 

Fotos relacionadas

Mais de Oeiras