Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Futebol tem 8 novas regras a partir de julho; veja quais são

A IFAB (International Football Association Board) foi a responsável pelas mudanças, motivada após eventos na Copa do Catar

Emiliano Martínez provoca após defender pênalti na final da Copa do Mundo Foto: Shaun Botterill/FIFA via Getty Images

 Emiliano Martínez provoca após defender pênalti na final da Copa do Mundo Foto: Shaun Botterill/FIFA via Getty Images

A partir deste mês, oito mudanças nas regras do futebol entram em vigor em todo o mundo. A IFAB (International Football Association Board), órgão responsável pelas novidades, defende que essas novas regras são para tentar evitar que problemas que aconteceram no passado voltem a ocorrer no futebol. Veja abaixo as mudanças:

Regra 'anti-Dibu Martínez'

A que mais chama a anteção é a regra criada depois de atitudes na Copa do Catar do goleiro argentino Dibu Martínez, que provocava adversários em cobranças de pênalti. A nova regra proíbe os goleiros de atrasarem as cobranças de pênaltis. Assim, os arqueiros não poderão distrair o batedor nem tocar em traves, travessão ou na rede do gol.

Notícias relacionadas

De contrato novo, Bruno Alves volta a ficar à disposição no GrêmioGanso tem lesão no pé, mas não preocupa o Fluminense para jogos mais decisivosBraz confirma e explica discussão com Gabigol no vestiário

Invasão argentina

É ilegal a entrada de qualquer jogador reserva ou membro de comissão técnica no campo durante as partidas. Na Copa, a Argentina quebrou a norma ao comemorar no gramado um dos gols contra a França. Na ocasião, o árbitro decidiu não anular o gol, considerando a importância do tento e os impactos diretos no resultado. Agora, o gol será anulado se um jogador ou membro da comissão entrar no gramado.

Acréscimo por celebrações de gols

Agora, o árbitro deve considerar o tempo perdido durante as celebrações de gols e adicioná-lo aos acréscimos.

Bola do adversário, sem impedimento

A IFAB decidiu expressamente que o auxiliar de arbitragem não deverá levantar a bandeira quando o atleta impedido receber a bola de um adversário com "total controle" da bola e de seu corpo naquele momento.

Cartão vermelho após pênalti

O jogador não poderá receber cartão vermelho em lances quando deliberadamente tentou jogar e/ou disputou a bola. A expulsão se mantém em casos de falta na grande área em que o defensor não tinha chance de competir pela bola.

Treinador na mira

Quando alguém que está na área técnica — jogador reserva, substituído ou membro de comissão técnica — cometer uma infração e o árbitro não conseguir identificar o infrator, o treinador da equipe levará a punição.

Assistente reserva mais forte

Os árbitros assistentes reservas eram proibidos de auxiliar os colegas, mas agora eles farão parte da arbitragem e poderão participar de debates e dar seus posicionamentos durante os jogos. 

Terra

Mais de Esportes