Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Jovens têm queimaduras nos olhos após usarem pomada para cabelo

Casos aconteceram em Timon. Pelo menos 17 pessoas procuraram atendimento de urgência no HUT neste domingo (28).

Jovens têm queimaduras nos olhos após usarem pomada para cabelo

 Jovens têm queimaduras nos olhos após usarem pomada para cabelo

Pelo menos 17 pessoas procuraram atendimento no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) neste domingo (28) com um quadro de inflamação nos olhos após usarem uma pomada para cabelo. Entre os jovens que buscaram atendimento, estava um grupo que participava do Zé Pereira de Timon. É que durante o evento choveu e as adolescentes relataram que o produto teria escorrido do cabelo e atingido os olhos, causando queimação, visão turva e inflamação.

Entre estes jovens estava a adolescente Lara Fábia, 18 anos. Moradora de Timon, a estudante conta que foi em salão fazer tranças no cabelo para participar do Zé Pereira. Lara não lembra o nome da pomada usada para modelar o penteado, mas diz que era um frasco branco embaixo e preto na tampa, e que a textura lembrava um gel cola transparente.

“Assim que a gente chegou ao Zé Pereira, começou a chover. Assim que começou a chover, senti um gosto amargo na minha boca, porque como o produto estava descendo do cabelo, estava caindo na minha boca. De primeiro não senti muita dor nem coceira nos olhos. Só um incômodo como tivesse caído areia. Aí com o tempo, como continuou chovendo, comecei a sentir muita dor. Foi mais ou menos uns 20 minutos depois. Comecei a sentir muita dor e minha vista começou a embaçar. Ficou meio branco”.

Lara FábiaEstudante

Ela diz que quanto mais limpava os olhos com a manga da blusa, mais dor e incômodo sentia. Quando chegou em casa, os olhos da adolescente estavam bastante vermelhos e inflamados, principalmente o esquerdo. Lara conta que passou um colírio e foi dormir, mas quando acordou no domingo, os olhos continuavam do mesmo jeito. Foi, então, que Lara pediu à irmã para ir ao médico.

“Eu não aguentava ficar com o olho aberto por causa da dor. Até com ele fechada estava doendo. Fui ao hospital do Parque Alvorada, aqui mesmo em Timon. A médica disse que várias pessoas já tinham ido lá reclamando de inflamação nos olhos. Ela passou um colírio e mandou para casa. Quando passei o colírio, parece que a inflamação piorou e eu não estava mais conseguindo abrir o olho de jeito nenhum. Então pedi para me levarem ao HUT”.

No Hospital de Urgências de Teresina, a equipe de oftalmologia detectou uma queimadura nos olhos da adolescente, receitou uma pomada e fez um curativo nos olhos dois. A assessoria do HUT confirmou ao Portalodia.com que foram realizados pelo menos 17 atendimentos na urgência oftalmológica em decorrência dessa queimadura química.

O hospital frisou que essa queimadura teria sido causada pelo uso de uma pomada capilar não autorizada pela Anvisa e que o produto pode causa queimadura do tipo 1 ao 4. Entre os atendimentos realizados ontem (28), o caso mais grave foi queimadura do tipo 3. Os pacientes receberam, todos, a mesma recomendação: o uso de uma pomada para a inflamação e o curativo para cobrir os olhos enquanto o globo ocular se recupera da lesão.

O HUT informou que não houve casos de cegueira definitiva, mas apenas de cegueira temporária entre os pacientes atendidos.

Pelo menos 17 pessoas buscaram a urgência oftalmológica do HUT - (Assis Fernandes/ODIA)

Assis Fernandes/ODIAPelo menos 17 pessoas buscaram a urgência oftalmológica do HUT

Anvisa cancelou a autorização de mais de mil pomadas para cabelo em 2023

Em dezembro de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a autorização de uso de mais 1,2 mil pomadas para modelar ou fixar cabelos. A medida veio após denúncias de casos de cegueira e irritação nos olhos com o uso dos produtos. Somente na véspera de réveillon, cerca de 100 pessoas foram atendidas em hospital do Rio de Janeiro com queimaduras causadas por estas pomadas. Foi o próprio sistema de saúde estadual do Rio que acionou o órgão regulador.

Jovens têm queimaduras nos olhos após usarem pomada para cabelo - (Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência BrasilJovens têm queimaduras nos olhos após usarem pomada para cabelo

Foram cancelados pela Anvisa produtos que possuíam a forma física declara da pomada, incluíam o tempo pomada na embalagem em qualquer idioma, tinha na fórmula 20% ou mais de álcoois etoxilados, tinham sido notificados durante suspensões anteriores e que tinham sido registrados por empresas que tiveram pelo menos um produto associado a evento adverso grave.

 

Fonte: O dia

Mais de Teresina