Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Estudo revela principal benefício da cerveja e você pode comemorar

Outro estudo mostrou ainda que o Brasil está em terceiro lugar no ranking dos maiores consumidores de cerveja no mundo

A cerveja pode trazer benefícios à saúde, segundo estudo | Reprodução/Internet

 A cerveja pode trazer benefícios à saúde, segundo estudo | Reprodução/Internet

Sabia que o Brasil está em terceiro lugar no ranking dos maiores consumidores de cerveja no mundo? De acordo com um relatório da Kirin Holdings Company, divulgado em dezembro de 2022 e que examinou os hábitos de consumo no ano de 2021, essa é a posição do país. Apesar de carregar consigo diversos tabus, os estudos indicam que ela pode oferecer benefícios à saúde.

PESQUISA. Uma pesquisa realizada por uma universidade na Alemanha trouxe boas notícias para quem não abre mão de uma cerveja gelada, além de desconstruir alguns dos estigmas associados a ela. De acordo com a análise dos cientistas, a bebida pode ter benefícios similares ou até mesmo superiores aos encontrados em muitos alimentos probióticos.

O QUE SÃO PROBIÓTICOS? Probióticos são alimentos ou produtos que incluem microrganismos vivos capazes de proporcionar benefícios à saúde. São fundamentais para o equilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal. A saúde adequada do intestino, sustentada por bactérias benéficas, está intimamente ligada à preservação do bem-estar de todo o corpo.

DETALHES DO ESTUDO. Segundo os responsáveis pelo estudo, a cerveja contém uma variedade de aminoácidos essenciais, vitaminas, oligoelementos e substâncias bioativas que desempenham um papel na regulação das funções fisiológicas humanas. “É bem sabido que a cerveja, como bebida alcoólica, pode causar sérios danos aos tecidos e órgãos", afirmam.

“No entanto, quando o consumo de álcool é controlado dentro de limites seguros, os nutrientes da cerveja e os efeitos combinados na microbiota intestinal têm um efeito positivo na regulação da função imunológica humana”, pontuam.

Os pesquisadores afirmam ainda que “seus metabólitos inibem bactérias patogênicas, estimulam a proliferação e atividade da flora saudável como lactobacilos e bifidobactérias e regulam a microbiota intestinal”. Ou seja, este estudo esclarece que a cerveja, sem exagero, faz bem à saúde.

Cerveja pode ajudar no futuro

Adicionalmente, os autores sugerem que no futuro a cerveja poderá ser empregada como um regulador microbiológico ou até mesmo como uma terapia alternativa para condições crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade. Eles enfatizam a importância de investigações mais aprofundadas nesse sentido.

CERVEJA É NUTRITIVA? Ainda que surpreendente, a bebida milenar apresenta-se como uma fonte de nutrientes. Contendo aminoácidos essenciais, vitaminas, oligoelementos e substâncias bioativas como polifenóis e flavonoides. Além disso, é rica em minerais como cálcio, magnésio e zinco. Adicionalmente, contribui para a ingestão de fibras alimentares devido aos beta-glucanos e arabinose-oligossacarídeos provenientes do cereal.

Mais de Saúde